quarta-feira, 13 de julho de 2016

Uma nova visão dos problemas



O ser humano é um bicho estático, que sempre busca entrar e permanecer na sua zona de conforto. Adoramos a comodidade, temos o ego inflado e muitos medos, por isso fechamos os olhos para os sinais que a vida nos emite e não exploramos outras formas de trabalho, aí vem a cegueira para oportunidades e para as ideias, que posteriormente são desenvolvidas com sucesso por nossos concorrentes.

Essa inocência ignorante que nos afeta tem explicação: todo processo de mudança e realização de coisas criativas envolve tirar a bunda da cadeira e sair atrás de problemas. Isso mesmo, problemas. Se você quiser enxergar oportunidades ou quiser criar produtos inovadores, você precisar dar atenção aos problemas e eu vou te provar isso.

Quando não estabelecemos o problema, ficamos andando em círculos e nunca encontramos uma solução adequada, porque não sabemos qual é a questão, justamente o fator que ancora os outros tópicos de uma pesquisa, como o ambiente e as pessoas envolvidas. O cliente,  também, que pode até trazer o ”problema errado”, nunca vai ficar satisfeito, ou pior, não vai ter seu problema real resolvido. Então, é necessário conceituar este desafio com clareza para todos os envolvidos no empreendimento, se houver mais pessoas, pois assim todo mundo vai caminhar na mesma direção.

Quando encaramos os problemas, olhamos de maneira diferente, tentando ver formas de simplificar o que é complexo, tornar rápidas coisas que são lentas, leves coisas que são pesadas, unificar e combinar o que está separado e muitas outras situações que normalmente não prestamos atenção, fingimos que não estamos vendo, nos acostumamos com o jeito errado e mais complicado de realizar atividades. Aí a restrição à mudança, mesmo que seja para nosso benefício.

Todas as ideias geniais da humanidade e também todas aquelas não geniais mas incrivelmente úteis no nosso dia-a-dia, foram criadas a partir de problemas, de discrepâncias entre o resultado obtido e o resultado esperado, de qualquer tipo de tema. Não tem fórmula milagrosa e a prova disso é que, hoje em dia, poucas coisas são realmente inventadas/solucionadas (lá atrás, Einstein, Tesla, Edison e sua turma não tinham o método x, y, z da moda, mas sim tinham visão para os problemas, além de disposição pra baixar a cabeça e trabalhar, ou seja, eles agiram).

Não tem fórmula ideal porque quando o problema é estruturado e você inicia o pensamento inventivo, o processo por si só alimenta o fogo. Você vai imergir naquilo, vai viver a questão… e de repente,  tudo ao seu redor vai virar referência. Esta viagem toda que você fará é porque, primeiro,  olhou para os problemas, e em silêncio sua mente foi trabalhando aquela questão, foi calibrando seu raciocínio, fazendo você pesquisar e entender cada vez mais sobre o assunto, te dando segurança pra seguir em frente, despertando sua curiosidade (e então você tem nas suas mãos fatores que permitem realizar algo criativo).

(Texto de André Silveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário