sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Ideias vem do trabalho

Quando uma ideia surge rapidamente ou quando você consegue resolver um problema em 5 minutos, é porque já houve uma ação que desencadeou este processo mental, fazendo com que sua mente filtrasse coisas que fizessem sentido para a solução daquele tema. Não é obra do acaso, é trabalho, mesmo que presente e silencioso ou até mesmo fruto de um trajeto percorrido.

Se vocês forem ler sobre os maiores gênios da humanidade, verão que a criatividade que possuíam era resultado de muita energia, disciplina e comprometimento com o objetivo. Neste processo, é necessário muito esforço, porque não existe receita pronta para as ideias, pois quase sempre ela está incompleta ou em partes, e você precisa aperfeiçoar ou acabar aqueles conceitos inacabados.

O homem da foto deste post, Thomas Edison, quem sabe o maior inventor de todos os tempos, era a própria criatividade, pois arriscava, experimentava, errava, aprendia, repetia até acertar. Mas o que mais marcou foi a sua capacidade de REALIZAR, porque existia o desafio (que todos tem) e existia o trabalho. Ele mesmo dizia “o gênio é 99% transpiração e 1% inspiração”.

Na raiz, caras como Thomas Edison, Einstein, Michelangelo ou Beethoven, ao contrário de muitas outras pessoas, levaram a criatividade a sério, dominando o processo criativo, sempre buscando formas de aperfeiçoa-lo, justamente para que as ideias surgissem rapidamente e fossem dadas soluções adequadas aos problemas. Eles foram mais que criativos, foram PROFISSIONAIS criativos.

(Texto de André Silveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário