quinta-feira, 31 de março de 2016

A importância da figura do líder no processo de mudança das empresas


Qualquer processo de mudança só se faz possível através das pessoas. Assim, durante esse processo, todos os envolvidos devem ficar cientes do que efetivamente será feito, bem como devem saber da extensão de sua responsabilidade, devendo-se implantar todo o processo, na verdade, em uma comunicação aberta, livre e transparente.

Os conflitos são inevitáveis, e todas as resistências criadas devem ser ultrapassadas. Há necessidade de transparência, de ser acessível, de lembrar que as pessoas gostam de afago, que também têm egos, mas que não há necessidade de passar a mão na cabeça delas. Apenas falar a verdade e deixá-las a par dos riscos pode ser uma boa alternativa.

No processo de mudança, é importante a figura de um ‘líder’, um responsável pelo gerenciamento e condutor da mudança, assegurando que as coisas sejam feitas dentro dos prazos estipulados, que os compromissos sejam cumpridos e, além disso, que impulsione o processo de transformação interno de maneira que todos os envolvidos compreendam e se sintam encarregados efetivos dessa mudança. Significa também, fazer com que todo o esforço possível para que a mudança ocorra seja eficaz.

Grande parte do tempo do ‘gerenciador’ deve ser investido em conversas com as pessoas envolvidas acerca da necessidade de mudar. Ele deve explicar o que precisa ser mudado e o que cada um deve fazer para colaborar no processo. Além disso, deve mostrar que o crescimento individual e profissional estão intimamente relacionados à capacidade de adequar-se ao novo e de, principalmente, fazer com que se sintam "agentes" da mudança.

É importante ter em mente que a gestão de mudança é uma ação multidisciplinar, que deve envolver todos os aspectos de uma empresa para que haja a implementação de procedimentos, a adoção de novas alternativas e, principalmente, a resistência das pessoas às mudanças, que exige uma especial atenção e que, se não receber uma abordagem adequada, pode comprometer todo o processo.

Não se faz uma mudança apenas introduzindo elementos novos, tais como processos e tecnologias. O ponto central da mudança precisa estar nas pessoas. Do contrário, ela não acontecerá. Saiba mais sobre o curso The Coaching Clinic e seja o líder-coach de sua equipe.

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